Samhain - Afinando o véu dos mundos

2:10 PM



Hey Witches!
A Roda do Ano continua e para aqueles que a giram pelo sul, é chegada a hora de Samhain. O post de hoje é dedicado ao sabbat. O ritual, a história, tradições e muito mais sobre a festividade da terceira colheita.
C'mon




 
Samhain (pronuncia-se sou-ein), também conhecido como véspera de todos os santos, dia dos mortos, festival da morte ou dia da terceira colheita é o último dos Quatro Sabbats Maiores (Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain). É comemorado no pico do outono, geralmente dia 30 de Abril ou 1 de Maio no Hemisfério Sul, e 31 de outubro a 2 de novembro no Hemisfério Norte. Samhain significa "fim de verão, ou sem luz" marca a morte do Deus Conífero, -filho da Grande Mãe e Seu Consorte- prenuncia o início do frio do inverno, mas também a lembrança do renascimento do Senhor dos Gamos em Yule, o Solstício de Inverno. O Deus morre e sua alma retorna ao ventre da Deusa, que agora vaga pela Terra lamentando sua morte. O sacrifício do Deus é refletido na morte das plantas e na hibernação e recolhimento dos animais.



Uma nova atmosfera já é sentida no ar, os dias se tornam mais frios, o velho ano é dissolvido, se fragmenta, é de fato a comemoração da morte. Samhain é o verdadeiro crepúsculo da Roda do Ano, o limiar entre o dia e a noite, o frio e o calor, a morte e a vida, e assim como um crepúsculo, Samhain é um momento extremamente poderoso de conexão entre mundos, é costume dizer-se que é neste sabbat que o véu dos mundos se afina, se torna mais tênue, possibilitando assim uma conexão mais forte com seres de outras dimensões, tais como seres feéricos e espíritos dos mortos. Não é a toa a associação do dia das bruxas com mortos, fantasmas e espíritos. Por esse motivo, Samhain é a melhor noite para comunicar-se com antepassados, exercitar a vidência, jogar tarô e outros oráculos. Porém,as bruxas não fazem rituais para incorporar espíritos ou receber mensagens dos mortos. É muito comum receber mensagens psíquicas dos espíritos de familiares mortos, os Amados Mortos, principalmente através de sonhos, toda e qualquer visão, sensação, intuição, porém esse tipo de informação é recebida naturalmente, sem a intervenção do bruxo. O verdadeiro sentido do sabbat é a sintonização com aqueles que já se foram, enviando energias e vibrações positivas.


  Em Samhain, as bruxas realizam a acolhida dos Amados Mortos, não interferindo em seu livre arbítrio chamando-os de volta, por exemplo.
  O sabbat é uma noite de alegria e festa e nela são realizados pequenos feitiços de proteção contra espíritos malignos, tal como o costume celta de cravar um rosto em uma abóbora em Samhain para assustar os seres mal-intencionados, continua até hoje. Mas e quanto ao ritual, algum espírito negativo poderia entrar no círculo e influenciar o rito? Não, um círculo bem traçado e protegido é um espaço sagrado que expele energias negativas. Espíritos negativos nunca se sentiriam chamados pela energia sagrada de amor que o círculo cria. 

  No cotidiano, Samhain pode ser encarado como um momento de seleção e de morte ao que não lhe serve mais. Nessa época os antigos selecionavam os grãos e alimentos que precisariam estocar, escolhiam o gado que precisaria ser sacrificado para servir de alimento a comunidade, pois não era forte o suficiente para sobreviver o rígido frio. Esses elementos podem ser trazidos para o nosso dia-dia. Já pensou em doar as roupas que não te servem mais? Queimar lembranças ruins e banir o desnecessário é a chave para essa data especial. 

  Samhain é o tempo de agradecimento e de conexão com os ancestrais, por isso é comum deixar um prato a mais na mesa do jantar com os mesmos alimentos que são servidos, oferecendo-o aos ancestrais. Outro costume tradicional é o de deixar uma vela acesa na frente de casa para ajudar a guiar os espíritos em seu caminho de volta.
  Tradições antigas informavam que a primeira mulher que conseguisse agarrar com a boca uma maçã de dentro de um barril de água seria a primeira a se casar. Já na Escócia, pedras eram colocadas entre as cinzas da lareira, deixando-as descansar pela noite. Se na manhã seguinte fosse descoberta alguma pedra descoberta, era um prenúncio de morte para algum membro da família. 
  Na Bélgica eram preparados os Bolos dos Mortos. Pequenos bolos brancos que deviam ser oferecidos e comidos para cada familiar morto. Quanto mais bolos comesse, mais os ancestrais o abençoariam. 
  Em Samhain era aceso o fogo em uma lareira que devia ser cuidado para permanecer queimando até o primeiro dia de primavera seguinte. Fogueiras no por do sol de Samhain eram incendiadas sobre grandes colinas e cumes em honra aos Deuses e também para guiar as almas dos mortos.
  É necessário lembrar também das tradicionais Jack O' Lantern. Rostos eram cortados em nabos e abóboras e colocados nas portas das casas com uma vela em seu interior para assustar espíritos ruins.
  O Treack or Treat - gostosuras ou travessuras- é um costume céltico de Samhain, que foi adaptado com os tempos. Sua versão original consistia aos adultos, que iam vagando pela noite de casa em casa, cantando e tocando músicas e requisitando dos donos dos lares um treat -presente-.
  Uma curiosidade sobre Samhain é que a versão cristã dessa comemoração, chamada de Dia de todos os Santos, foi introduzida pelo papa Bonifácio IV, no século VII, assim como O Festival dos Mortos foi adaptado para o Dia dos Mortos, uma data reservada para a oração pelas almas que jazem no inferno.

  Correspondência de Samhain
Cores Preto, laranja, cinza, branco
Ervas Menta, sálvia, nós moscada, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
Pedras Obsidiana (negra e a floco de neve) cornalina, ônix, âmbar, granada, jaspe, hematita,
Alimentos Maçãs, tortas de abóboras, avelãs e nozes, milho, grãos, bolos e sonhos, amoras silvestres, cerejas, cervejas,vinhos, pães, trufas, chás de ervas, sidras, aves e carnes assadas.












You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe