Krampus, o demônio natalino

4:49 PM




A HISTÓRIA DE KRAMPUS
Krampus é uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau na época do natal, mas ao contrário do bom velhinho, Krampus é um demônio peludo com chifres e pés de bode que pune as crianças que se comportaram mal no ano, levando embora os pestinhas dentro de um saco.
De aparência horripilante, sua origem está relacionada ao folclore germânico, sua lenda também é contada na Áustria, Bavária, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Croácia e até no nordeste da Itália.



Porém, a história de Krampus só se tornou negativa de fato, a partir da dominação cristã.
As tradições pré-cristãs germânicas realizavam festejos e celebrações no solstício de inverno, na época do natal, e os rituais incluíam oferendas e sacrifícios. Era comum o costume de pessoas se fantasiassem de demônios para pedir comida e bebida nessa época do ano para si mesmo ou para os rituais. Os que a ofereciam eram abençoados com fartura do ano seguinte.
O Krampus aparece na noite do dia 5 de dezembro e fica perambulando pelas ruas durante duas semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças. Hoje em dia, jovens rapazes se fantasiam com trajes demoníacos superelaborados e saem pelas ruas, e muitos carregam varas e um cesto nas costas que serviria para capturar os desobedientes e levá-los para o inferno. Na Áustria, essa tradição pagã sobrevive na Noite de Krampus, ou Krampusnacht onde vários grupos de demônios desfilam pelas ruas.
Os descendentes germânicos trouxeram essa tradição para o Brasil, e o Krampus ainda sobrevive na terra dos tupiniquins, como nome de Pensinique ou até mesmo o conhecido Velho do Saco.
Tradição conhecida em Santa Catarina, o Pensinique circula vestido com roupas velhas ou saco de juta e carrega um saco recheado de apetrechos para assustar as criancinhas malvadas.

You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe