Ivan Kupala

12:45 PM



IVAN KUPALA 
Ivan Kupala,Noite Kupala ou dia de João Batista (nome posteriormente usado pelos cristãos) é um festival pagão celebrado na Ucrânia,Polônia,Rússia e Bielorússia, que ocorre geralmente nos dias 6 e 7 de Julho de acordo com o calendário gregoriano, ou nos dias 23 e 24.



Ivan Kupala é a celebração do solstício de verão, tempo de renascimento, cura, fertilidade e purificação. Nessa época o fogo está presente em cada detalhe da celebração e é costume dos joven saltar sobre fogueiras testando sua fé e bravura. O ato também é realizado com o intuito de 'saltar' a um novo tempo, se purificando com o calor do fogo, e deixando as coisas negativas serem transmutadas com ele.
Existe um costume antigo que informa que Ivan Kupala é o único momento do ano onde as samambaias começam a crescer e desabrochar. Sorte, discernimento e prosperidade são herdados a aquele que encontrar uma flor de samambaia nesta data.
Quando a noite se iniciava, as pessoas entravam nas florestas a procura de ervas mágicas (incluindo a flor de samambaia) que seriam abençoadas na data. Tradicionalmente, as mulheres solteiras eram as primeiras a entrar nas florestas, acompanhadas de jovens homens. A busca pelas flores, levava ao florescimento das relações entre os pares que juntos entravam nas florestas.
(A referência do termo flor para a samambaia é cultural, não científica, visto que as samambaias são angiospermas e se reproduzem por esporos)
Outro costume de conotação amorosa, se realizava quando as moças solteiras faziam grinaldas de flores, folhas verdes, enfeitadas com velas e fitas, e as lançavam nos rios, nas esperança de prever como seria seu relacionamento amoroso de acordo com o fluxo do rio. Os jovens,entretanto, agarravam as grinaldas floridas para atrair o interesse da mulher que a havia lançado na água.
As crianças eram incentivadas a brincar na água, borrifando-a nas pessoas a sua volta em forma de bênção.
Ivan Kupala sempre era festejado com muita alegria, festas, comida e bebida farta, celebrando o sol e todos os seus atributos positivos concedidos por mais um ano.

You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

Siga por Email

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe