O Paganismo e suas vertentes

12:41 PM


O PAGANISMO E SUAS VERTENTES
Para que você possa compreender o texto, começo primeiramente com a definição de paganismo, o que é o paganismo afinal?


A palavra pagão, vem do latim 'paganus' que basicamente significa -habitante do campo, camponês- e justamente nos refere às práticas religiosas realizadas pela população que dependia da natureza para sobreviver, que normalmente eram agricultores e pastores.
O paganismo é um dos caminhos espirituais que nos leva à conexão com os Deuses ou divindades politeístas, que eram cultuadas antes da era cristã.

"Muitos equívocos são propagados quanto ao real sentido da palavra "paganismo", por dicionários, enciclopédias e até mesmo por seus seguidores. Em alguns casos, o termo pagão é empregue como sinônimo de não-cristão - o que é um grande erro, pois assim se incluiriam religiões como o Judaísmo, o Islã e outras, as quais não possuem componentes distintamente "pagãos" no sentido real da palavra - ou seja, de respeito à Natureza. Em outros verbetes, um "pagão" é aquele que ainda não foi batizado no cristianismo. Em outros mais, os termos "paganismo" e "ateísmo" são confundidos, pois ateu é aquele que não crê em nada, não possui religião - bem diferente da noção de paganismo enquanto caminho religioso."
-Claudio Quintino Crow.
Tendo uma noção básica, é só olhar em volta para perceber que o paganismo estava e está, em todo o lugar. Em cada canto do mundo, em cada cultura, em cada etnia, e é sobre estas variações, ou vertentes do paganismo que eu falo hoje.
O paganismo sim, se difere, pois não é exatamente 'uma religião' que tem doutrinas e regras para ser seguida, mas uma maneira de buscar a espiritualidade, respeitando e honrando os ciclos da Terra, os Ancestrais e os Deuses.
O Paganismo Nórdico, é diferente do Paganismo Brasileiro, ou Celta, mas o que os une como religiões pagãs? O que os assemelha?
Bem basicamente estas três crenças:
---Politeísmo- Crença em vários Deuses
---Panteísmo- A crença em que o universo, a Terra, a Natureza, é divina.
---Animismo- Crença em que os elementos do universo e da natureza, possuem uma divindade.
Sendo assim, as religiões pagãs citadas acima que antes pareciam tão distantes em suas culturas passam a ter conexões entre si.
Na nossa atualidade, são chamados de neo-pagãos, ou seja, aqueles praticantes que revivem as velhas artes dos antigos, e cultuam os Deuses que já foram venerados em tempos pretéritos e que revivem das cinzas hoje, em uma versõa mais simples de ser compreendida- o neo-paganismo é um movimento do povo moderno para reanimar o culto da natureza, as religiões pré-cristãs ou outros caminhos espirituais baseados na natureza.- (Nossa amiga Wikipédia).
Em relação a Wicca, é uma religião que foi fundada em meados de 1950 (desculpem não dar a data exata, minha memória está falha) por Gerald Gardner, que reuniu diversas práticas antigas do paganismo celta, cultos à Deusa, ocultismo, magia cerimonial entre outras, para formar sua religião. Entretanto, por não ter sido criada na Era Moderna, mesmo utilizando de práticas antigas,a Wicca torna-se então, uma religião nova, adepta ao Neo-Paganismo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Wicca não é uma religião celta, nem extremamente antiga da época dos primeiras representações da Deusa encontradas no neolítico. As crenças que foram fundidas para a criação da Wicca, são antigas, não a religião entre si.
Em resumo, seguem algumas vertentes do PAGANISMO:
Hellenismos
Asatru
Wanen
Druidismo
Stregheria
Xamanismo
Wicca (adaptada, porém válida)
Odinismo
Dianísmo
Mitraísmo
Taoísmo
Hinduísmo
Kemetismo
Romuva 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Muito claro e bem explicado. Pra um começo...

    ResponderExcluir
  2. E a religião q reza aos deuses gregos, qual vertentes encaixa neles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O helenismo é grego, tem esse nome pois os romanos se referiam ao povo grego como "helenos"

      Excluir
  3. Olá...estou lendo o texto agora. O termo pagão, como um termo preconceituoso, não foi usado somente pelos cristãos mas também pelas outras religiões monoteístas como judaísmo e islamismo. Estes também chamavam de pagãos quem não seguissem sua religião.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto...vocês tem indicação de livros sobre o assunto... religiões antigas pagãs, bruxaria, sagrado feminino etc?

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe