O Paganismo e suas vertentes

12:41 PM


O PAGANISMO E SUAS VERTENTES
Para que você possa compreender o texto, começo primeiramente com a definição de paganismo, o que é o paganismo afinal?


A palavra pagão, vem do latim 'paganus' que basicamente significa -habitante do campo, camponês- e justamente nos refere às práticas religiosas realizadas pela população que dependia da natureza para sobreviver, que normalmente eram agricultores e pastores.
O paganismo é um dos caminhos espirituais que nos leva à conexão com os Deuses ou divindades politeístas, que eram cultuadas antes da era cristã.

"Muitos equívocos são propagados quanto ao real sentido da palavra "paganismo", por dicionários, enciclopédias e até mesmo por seus seguidores. Em alguns casos, o termo pagão é empregue como sinônimo de não-cristão - o que é um grande erro, pois assim se incluiriam religiões como o Judaísmo, o Islã e outras, as quais não possuem componentes distintamente "pagãos" no sentido real da palavra - ou seja, de respeito à Natureza. Em outros verbetes, um "pagão" é aquele que ainda não foi batizado no cristianismo. Em outros mais, os termos "paganismo" e "ateísmo" são confundidos, pois ateu é aquele que não crê em nada, não possui religião - bem diferente da noção de paganismo enquanto caminho religioso."
-Claudio Quintino Crow.
Tendo uma noção básica, é só olhar em volta para perceber que o paganismo estava e está, em todo o lugar. Em cada canto do mundo, em cada cultura, em cada etnia, e é sobre estas variações, ou vertentes do paganismo que eu falo hoje.
O paganismo sim, se difere, pois não é exatamente 'uma religião' que tem doutrinas e regras para ser seguida, mas uma maneira de buscar a espiritualidade, respeitando e honrando os ciclos da Terra, os Ancestrais e os Deuses.
O Paganismo Nórdico, é diferente do Paganismo Brasileiro, ou Celta, mas o que os une como religiões pagãs? O que os assemelha?
Bem basicamente estas três crenças:
---Politeísmo- Crença em vários Deuses
---Panteísmo- A crença em que o universo, a Terra, a Natureza, é divina.
---Animismo- Crença em que os elementos do universo e da natureza, possuem uma divindade.
Sendo assim, as religiões pagãs citadas acima que antes pareciam tão distantes em suas culturas passam a ter conexões entre si.
Na nossa atualidade, são chamados de neo-pagãos, ou seja, aqueles praticantes que revivem as velhas artes dos antigos, e cultuam os Deuses que já foram venerados em tempos pretéritos e que revivem das cinzas hoje, em uma versõa mais simples de ser compreendida- o neo-paganismo é um movimento do povo moderno para reanimar o culto da natureza, as religiões pré-cristãs ou outros caminhos espirituais baseados na natureza.- (Nossa amiga Wikipédia).
Em relação a Wicca, é uma religião que foi fundada em meados de 1950 (desculpem não dar a data exata, minha memória está falha) por Gerald Gardner, que reuniu diversas práticas antigas do paganismo celta, cultos à Deusa, ocultismo, magia cerimonial entre outras, para formar sua religião. Entretanto, por não ter sido criada na Era Moderna, mesmo utilizando de práticas antigas,a Wicca torna-se então, uma religião nova, adepta ao Neo-Paganismo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Wicca não é uma religião celta, nem extremamente antiga da época dos primeiras representações da Deusa encontradas no neolítico. As crenças que foram fundidas para a criação da Wicca, são antigas, não a religião entre si.
Em resumo, seguem algumas vertentes do PAGANISMO:
Hellenismos
Asatru
Wanen
Druidismo
Stregheria
Xamanismo
Wicca (adaptada, porém válida)
Odinismo
Dianísmo
Mitraísmo
Taoísmo
Hinduísmo
Kemetismo
Romuva 

You Might Also Like

2 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

Siga por Email

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe