Altares, ponto de conexão com os Deuses

3:10 PM



Denovo aqui, meu povo lindo!
Primeiramente gostaria de agradecer aqui no blog as 50 curtidas na página do facebook do BDD. A página está crescendo aos poucos e dou obrigado a todos esses queridos e queridas que curtiram. Mas então, sem enrolar, hoje vou falar de altares. Pra que servem? Preciso ter? Porque ter um?
Isso tudo você vai saber clicando naquele botãozinho laranja aqui em baixo. 
Bora?


Mas então, o que são altares?
Indo direto ao ponto, altares são locais sagrados de devoção a alguma entidade. Você já deve ter visto ou conhecido a mesa onde o sacerdote cristão faz suas oferendas e a consagração da hóstia e do cálice de vinho. Esta mesa é um exemplo de altar. (Devo destacar que o costume de realizar os ritos utilizando um altar,foi mais uma prática pagã reaproveitada pela igreja.)
Erecteion, Athenas
A palavra altar vem do grego "altum", que significa "lugar elevado".O altar é o nosso portal de comunicação com os Deuses e é visto como uma oferenda física e espiritual ao Divino além de representar nossa mente subconsciente. É nele onde são postadas as oferendas, realizados trabalhos mágicos, encantados objetos etc.
Ter um altar não é algo obrigatório. Mesmo assim, a maioria dos praticantes do neo-paganismo e suas linhas prefere possuir um altar justamente por poder ter um local específico de reverência, um canto com a sua e a energia dos deuses, e até também para guardar seus instrumentos mágicos.
Na antiguidade os altares se localizavam em templos, onde a população reverenciava as divindades através de rituais administrados na maioria das vezes por sacerdotes.
Cada templo, comumente, era dedicado a um Deus específico, apesar de existirem templos onde eram consagrados a mais de uma divindade,como por exemplo o Erecteion, em Athenas, onde eram reverenciados Athena, Hefestos e o mítico rei Erecteu.
Bem, nos dias de hoje o paganismo ainda é perseguido, fica complicado realizar os rituais às divindades em um templo, sem causar alarde. Injustamente, o que temos de igrejas em cada esquina, é o que não temos de templos pagãos.
Mas isso não acabou por aí. 
Trouxemos os grandiosos templos para humildes (em alguns casos, nem tanto) altares dentro de nossas próprias casas. Essas adaptações foram principalmente utilizadas por tradições de bruxaria e paganismo ibérico, onde a casa é vista como um templo.

Depois da teoria toda, comecemos com a prática. Como começar a montar seu altar?
Antes de botar a mão na massa, existem alguns pontos que devem ser observados para que o seu espaço sagrado possa ser prático, mágico e harmonioso. Aí vão eles:

  • SEGURANÇA
  • O local onde seu altar será posicionado é seguro? Livre do alcançe de mãozinhas curiosas de crianças, ou do cachorro? Vale lembrar do cuidado com as velas, que as vezes podem causar imprevistos se próximas de objetos inflamáveis.
  • HARMONIA
  • Você gosta da energia do local onde seu altar vai ficar ancorado? Você deve sentir e julgar se o posicionamento do seu espaço sagrado em devido local irá 'concordar' com a vibração do ambiente. Se você quiser se detalhar e deixar o lugar nos trinques, dê uma pesquisada sobre Feng Shui.
  • PRIVACIDADE
  • Altar Wiccaniano
  • O seu altar será realmente SEU? Tratado com respeito, ou sendo mexido e remexido pela empregada? Um dos quisitos para que o seu altar fique  harmonizado, é permitir que somente você o utilize, não é questão de frescura, meu caro. Mas pense comigo, você realiza seus ritos sobre o espaço sagrado, sua energia é ancorada ali. Não se torna recomendado que outras pessoas toquem ou mexam em seu altar, pois a sua vibração e suas energias estão ali. Sim, o campo energético do altar se tornaria uma bagunça. Além de ser uma falta de respeito com a divindade que você cultua ali, na minha opinião, claro.

Agora que você já deu atenção aos passos anteriores, como é que se faz um altar?
Não existe um molde que deve ser seguido pelos pagãos para montar um altar, como criá-lo vai da sua criatividade e disponibilidade... financeira.
Tã dã dã dã... o meu altar!
Dentro da Wicca,a recomendação é que o altar tenha uma representação dos quatro elementos, uma vela para o Deus, outra para a Deusa, ou três velas para as faces tríplices desta. O pantáculo, o cálice, o athame e a varinha, se você for iniciado.
Eu não sigo a wicca, então não vejo a necessidade de seguir tal modelo. Particularmente sempre posiciono as representações dos quatro elementos em meu altar, pois gosto de reverenciá-los e com esses, criar um vínculo. Uso uma vela para o fogo, conchas ou um cálice de água para a água, pedras para a terra e incensos e penas para o ar.
Altar de Victor Alves
Eu cultuo Aset (Isis) e Hekate em meu espaço sagrado, tenho uma representação das duas nele. Se você cultua alguma divindade específica, nada mais recomendado que vivenciar com ela os ritos em seu altar. Contrariando o mimimi do povo, sim, você pode cultuar mais que uma divindade no mesmo altar, mas preste atenção em relação as lendas dos deuses, não é recomendado dispor duas divindades inimigas no mesmo espaço sagrado, como Gullveig e Thor, ou Aracne e Athena. 
Lembre-se de utilizar símbolos, imagens, objetos referentes à esta divindade. Se você cultua Iemanyá, por que não enfeitá-lo com conchas, ou no caso de Deméter, flores, e feixes de trigo?
Como eu já devo ter dito em alguma parte do texto, o altar não precisa ser caro. Você não necessita abusar do bolso para fazer um cantinho para os Deuses, um bom exemplo disso é um altar que achei numa página do facebook (orgulho de ser pagão <3) do leitor Victor Alves. A imagem expressa tudo o que eu quis dizer.
Uma mesinha simples com uma vela ou um incenso aceso em si se torna um altar tão poderoso quanto aqueles que custaram um rim para serem montados, Humildade é uma virtude tão valiosa quanto ouro e prata.

Ai vão algumas ideias para decorar o seu altar:

  • ITENS DA NATUREZA
  • Como folhas, cascas, pedras, seixos, cascalhos, bolotas, sementes, flores, feixes de trigo.
  • TOALHAS
  • Escolha a cor da toalha de acordo com a qualidade que você quer que seu altar tenha, ou uma cor referente a divindade.
  • VELAS DIFERENCIADAS
  • De todas as formas, cores, aromas e texturas.
  • REPRESENTAÇÕES DA DIVINDADE
  • Podem ser estátuas,desenhos, pinturas, quadros e afins. Uma ideia econômica é imprimir a imagem no papel e colocar na moldura. 
Então, espero ter sido útil. Abaixo vão algumas inspirações.



















You Might Also Like

3 comentários

  1. Oh! Todos os Benditos! Sempre! Bons: Deuses(as), Divindades, Deidades, Devas! Sempre! Salve (Ave, Viva)! Sempre! Agradecimentos, demais por tempo demais, por tudo de: bom (ótimo), a mim! Sempre! Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá sou Heleno e cultuo dês de criança Ártemis e para que meu lararium pois e assim que eu o chamo não fique a olhos curiosos mandei fazer apartir do tamanho da estátua da deusa que tem 22cm um templo de madeira fechado onde somente eu tenho a chave copiei o templo do próprio templo da deusa em Éfeso obs não tenho religião apenas sigo minha tradição Pagan ellenica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://chat.whatsapp.com/BZtjcvDuwU486X9n56xxYy entre nesse grupo para helenos

      Excluir

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe