Ritos e Mistérios-Por Lady Olivia Robertson

11:38 AM




Retirado do blog Iseum Rosa de Gaia, Mahina Lyceum e Iseum Solar Nuit e Khepri - Fellowship Of Isis - Brasil.

Os princípios da religião da Deusa concentram-se ao redor da lareira, do lar, da morada. Esta pode ser o fogo queimando no centro da terra ou o próprio sol, pois esta é a fonte da manifestação vida. Dentro do corpo de todas as mães, sejam Deusas, mulheres, fêmeas que dão à luz a ovos ou a sementes, a chama interior é o centro Divino. Nele está nossa própria vida, nosso coração, que bate constantemente para nos manter vivos e estabelece o ritmo da dança criativa.  O coração do Cosmos que bate constantemente dá o ritmo a todos os outros corações, até mesmo o leve pulsar da grama crescendo. Num nível terreno, o coração garante vida. Em outros níveis é Amor, já que o coração existe em todos os níveis.


Leia mais


As mulheres são sacerdotisas inatas da Grande Deusa, portanto têm o controle das lareiras. Onde quer que alguma chama queime, lá estará o Fogo Vestal guardado por Hestia. A tradição na Irlanda e em muitos outros países é que o fogo na lareira nunca pode ser apagado. Na época do Solstício de Inverno, o fogo é renovado com as brasas do fogo que está sendo substituído em Yule. É uma tarefa feminina manter esse fogo acesso e é uma tarefa masculina garantir combustível para que o fogo queime.
Para que um altar dedicado à Deusa seja erguido é necessário que este fogo maternal esteja presente. Em qualquer quarto de hotel, por mais impessoal que seja, em um apartamento ou num pequeno jardim, o fogo Vestal é o mesmo e garante os mesmos poderes como aqueles garantidos pela Deusa nos grandiosos templos antigos. Este fogo sagrado pode ser representado por uma vela acesa,  uma vareta de incenso, uma tocha ou mesmo um pequeno fogareiro. A fumaça representa o ar, o hálito sagrado que mantém o fogo vivo, assim como nosso fôlego combinado com o pulsar do nosso coração. Pela Lei Divina da Correspondência, tudo neste plano é uma representação material de uma realidade em outra esfera. Quando uma vela, incenso ou fogareiro é aceso com a intenção de honrar o Divino, um centro de comunicação é criado, estabelecendo uma conexão na corrente dourada, através dal qual é manifestada os poderes da Divindade que se invocou.
Após ter sido estabelecido o local do altar, é preciso criar uma proteção, uma esfera que possa guardá-lo. No passado, era uma tarefa masculina construir a morada ou o templo que guardasse o altar. Essa esfera, em grande escala, pode ser compreendida pela escuridão espacial que sustenta as galáxias num abraço obscuro. Pode ser também a atmosfera azulada com nuvens macias que mantém nosso planeta protegido como uma vestimenta sagrada. Pode ser também a crosta terrestre na qual todo o mistério está guardado. E pode ser também a camada protetora do útero, que contém uma criança ainda não nascida e reconhecida em pequenos animais: a cobra que protege seus ovos internamente em uma concha líquida, guardando sua cria e sua semente.
Apesar de respeitarmos os grandes templos, um quarto simples ou mesmo um bosque podem formar a esfera protetora do fogo divino colocado no altar. Este altar pode ainda ser psíquico, não precisa ser necessariamente construído com as mãos. O devoto, sentando em silêncio, contemplando, mesmo num recinto lotado, pode construir com a ajuda da visualização criativa um altar que vai garantir a privacidade da Alma. Pois essa proteção não é somente um útero ou uma casca, mas sim um estado de espírito. Levamos nossos templos acima da manifestação material.
Feito de pedra ou madeira, o altar é o trono de Ísis, o Palácio de Athena, o Corpo de Gaia. É o ponto de encontro entre as divindades e o devoto. Neste altar, Deusa e Deus se manifestam tanto em hierofantes quanto em todos os participantes. Os elementos colocados neste altar são focos materiais, sendo assim, a Divindade pode se materializar através da terra, ar, fogo e água e também através do óleo, que representa a união dos Quatro Elementos primordiais. Qualquer superfície ou mesa em um recinto pode ser utilizada como altar, assim como qualquer ponto cardeal, já que todos os cantos são sagrados à Deusa. No altar deve haver uma vela, uma pedra ou planta, incenso e um copo com água; sendo abençoados pelo devoto, são usados como foco para acessar a realidade mais profunda, espiritual.  Todos os elementos, todos os átomos, contêm a centelha necessária para a transformação.
Através desta realidade, o devoto invoca os Deuses e com um simples toque pode despertar a centelha divina em cada objeto.  A Terra protege, mas em outros níveis representa força e estabilidade. O Fogo traz vitalidade e em outros níveis representa o amor. O Ar simboliza a mente, o espírito e assim deve ser livre para se movimentar através do recinto. A Água é tão receptiva que deve ser mantida pura, mas sempre fluindo, vale ressaltar que como as emoções estagnadas, impedem a energia de fluir. Embora o simbolismo oculto possa variar em diferentes sistemas, o princípio é o mesmo. Todo e qualquer objeto, por mais humilde que seja, pode se tornar uma chave para acessar as realidades em outras esferas. O propósito de um ritual é fazer vibrar uma nota em outros níveis, mesmo que com um sino, gongo ou sistrum, e assim despertar a mesma nota em harmonia com o seu ser.
Quando um altar é despertado através de sua verdadeira nota e cor, inicia-se uma melodia, como se fosse uma harpa bem afinada. É a consciência do devoto que produz esta transformação, pois os Deuses abrem as portas para aqueles que batem nelas. Eles respondem os que estão prontos e buscam a expansão da consciência e com isso o caminho da iniciação. Os espíritos elementais, as Sidhe, Devis e Devas, irão caminhar em harmonia com aqueles que tratarem os Elementos com respeito. Nenhum espírito deverá ser comandado, nem mesmo se for possível: eles atendem de bom grado aqueles que realizam o trabalho da Grande Mãe!
Contudo, representações físicas são de grande ajuda. Uma figura da Deusa e um incenso podem passar despercebidos... E quem irá ser contra uma caixa de fosfóro e um copo de água? Um fósforo aceso é o suficiente para invocar o elemento Fogo, mas todo o cuidado é pouco, independente de qual esfera vais trabalhar. Uma música tocando ao fundo ajuda a mente a levantar voo e a leitura de rituais estimula o espírito.
Quando o uso constante do altar começa a se estabelecer, o devoto começa a receber a ajuda preciosa dos seres de luz e aliados. A união com os Deuses não é somente mais uma promessa, se torna um fato! E então vem a escolha. Existem aqueles que preferem caminhar sozinhos, é um caminho muito respeitado e valoroso, mas a intenção destes rituais e trabalhos é que sejam expandidos para os colegas e grupos. Dois ou três amigos, reunidos, descobrindo e fortalecendo a alegria e os poderes garantidos através do contato com os Deuses. A experiência vem através de discussão e prática. Uma visão mais ampla é garantida aos que meditam e relatam suas meditações. Um caminho multi-colorido é criado, onde algumas experiências são semelhantes, outras diferentes, mas cada uma é única.  Os guias podem variar, desde nacionalidades até panteões e conforme os trabalhos evoluam, os que participam deles também evoluem e com isso a consciência de que todos estão em harmonia com o trabalho em favor da Humanidade.
Há planos inferiores aos nossos? O que pode interferir nos nossos trabalhos? Não existe interferência, os níveis se interlaçam e precisam um do outro. Pois há apenas uma certeza: somos todos diferentes e temos todos algo a oferecer à Grande Mãe, além de hinos e preces.
Nos ritos sazonais, as invocações são centradas em uma época especial do ano, como os movimentos cíclicos dos astros e com as mudanças das estações na Terra. Para aqueles que vivem em cidades grandes, longe da natureza em seu estado mais conservado, até a visualização do Stonehenge ou mesmo de uma constelação ou da estrela polar no Solstício de Inverno pode trazer à alma alimento e conforto, assim como lembranças de uma vida passada e harmonia com os espíritos. Quando se celebra os ritmos da Terra, uma harmonia com o cosmos é garantida. Em um recinto durante um ritual, uma televisão pode representar os mistérios do Sol, assim como a lâmpada pode ser um signo do universo que nos circula, os tapetes são a trama da vida, a cama o leito da terra e as paredes representações das nossas próprias barreiras e obstáculos. Tudo se torna sagrado quando visto da perspectiva divina.
O uso criativo da imaginação divina ajuda a alma, enquando o corpo aguarda e poucas mudanças acontecem nos arredores materiais, mas com a mente é diferente. E assim é o caminho espiritual do desenvolvimento, mas quando a atividade ritualística é criada, o poder é manifestado nas esferas materiais!
Toda forma de arte fortalece os rituais e traz à tona mudanças profundas. Quando liturgias antigas são recitadas e as palavras de poder proferidas, o som repercurte através dos séculos, som invocando som. As palavras ditas, mesmo que traduzidas, reforçam  aquelas usadas nos templos, a séculos atrás.
Qualquer ritual que invoque os Deuses através de uma religião misteriosa – que lida com o desconhecido – tem o efeito garantido através dos níveis de consciência e da própria Terra. Através das eras, as pessoas vêm aprendendo a se comunicar com os que habitam outras esferas. Precisamos de todo conhecimento, compreensão e bons fluídos que pudermos obter para que possamos viver aqui em paz uns com os outros, com todos os seres vivos e com todas as criaturas, somente assim poderemos ser felizes em todas as esferas, incluindo o pós-vida.
Entretanto, foi usado neste rituais um fator comum para interação: a Fonte Materna, a Deusa Mãe, e existe uma boa razão para isso. Durante a Era do Ferro, que durou aproximadamente 3.500 anos, os Deuses e o Deus têm sido invocados e cada vez mais a Deusa foi excluída. Agora este período tem dado espaço para a era sub-atômica ou era espacial, envolvendo cada vez mais o aparentemente sobrenatural “Éter”. Para proteger a vida no nosso planeta é essencial que o equilíbrio e a harmonia sejam restaurados, principalmente no ocidente, onde a energia Marte-Saturno ou machista-agressiva predomina. A natureza psíquica e atraente da Deusa se faz necessária para que Marte seja acalmado e Saturno amansado. Quando uma espécie está em perigo de extinção uma transformação significativa acontece. Esta transformação é voluntária, acontecendo entre os que trilham o caminho do Oculto. Para evitar este processo é necessária uma ação que una tanto o psíquico quanto o físico: Neste momento o ritual cumpre seu propósito, fazendo uso das artes e da expressão saudável de sentimentos em forma de movimento para que se alcancem as esferas do despertar místico.
Uma procissão em espiral em direção ao templo ou ao quintal certamente envolve as duas esferas: psíquica e material. Após a cerimônia, o campo ou o jardim se apresentam diferentes, uma atmosfera mais viva, que pode ser sentida por aqueles treinados nas artes ocultas. O uso de capas e vestimentas, jóias e acessórios, assim como a música, certamente fortalecem o ritual. No entanto, se os vizinhos se sentem incomodados com o barulho e com a movimentação, tudo o que é preciso então é uma caminhada calma e serena na qual as bênçãos e energias curativas são enviadas para as plantas e para a Terra, voltando em seguida para um local fechado onde se efetuará devidamente o ritual. Após o término, se faz necessário o retorno ao ambiente externo, de prefência pelo caminho contrário, isso não é para desfazer as bênçãos e sim para ampliá-las, intensificá-las e distribuí-las para a vizinhança, para a Terra e para as plantas!
É melhor que durante os rituais e mistérios se use realmente plantas e terra,  água e fogo, óleo e incenso. Mas estes podem ser simbólicos ou ter uma representação simples e humilde. Os elementos Água e Fogo podem ser representados por uma mangueira com água corrente e um pequeno fogareiro.
O ritual inicia-se com a invocação de uma divindade e encerra-se com o devido agradecimento à divindade invocada. Agradecer envolve uma aceitação da graça atendida, muitas vezes rezamos e esquecemos logo em seguida. Portanto, por sete dias ou talvez nove após o ritual os que tomaram parte no rito devem ficar atentos para possiveis efeitos, já que a consciência só pode perceber aquilo que está acontecendo conosco no momento. A aura ao redor de plantas e árvores pode ficar mais aparente, uma vitalidade toma conta não só dos participantes, mas também de seus entes queridos e amigos, curas acontecem na vizinhança. Nenhum participante permanece o mesmo após participar e aproveitar verdadeiramente de um ritual.
Nos rituais, os Deuses abençoam a comida e a bebida e garantem suporte e ajuda. Os rituais são para todos, mas os Mistérios vão além. Os mistérios são para os que estão preparados para um desenvolvimento maior na ordem do ser e tal desenvolvimento não pode ser trazido à tona por qualquer cerimônia, mas a cerimônia prepara a alma e a personalidade para aquilo que está por vir. Isso pode ser numa fração de segundo: assim como um passo é dado para entrar no Outro Mundo, o levantar dos véus pode vir tão inesperadamente quanto a morte ou mesmo de forma tão intensa quanto o amor e é tão benéfico quanto.
Os Mistérios contidos nos próximos rituais são apresentados de maneira nova, mas são os mesmos praticados por nossos ancestrais. Qualquer um destes pode ser usado para a iniciação: uma mudança de estado. Assim como podem ser usados para funerais ou para batismos, casamentos ou qualquer outro rito de passagem. Estes Mistérios são relevantes para qualquer alteração de consciência.
Estudando os rituais pode parecer que há somente um lugar ou dois para os neófitos em cada dramatização. É necessário refletir que é Osíris quem morre e renasce, e assim é com o candidato à iniciação. Psique e Demophoon aprenderam lições necessárias de suas Divindades tutoras, Teseu foi guiado através do labirinto pela Sacerdotisa Ariadne, cada um de maneira individual, a mudança acontece num nível individual.
Mas não devemos esquecer do papel das parceirias no desenrolar dos mistérios, pois estas também fazem parte do Drama. A  própria Demeter aprende a dividir sua filha em três ciclos: Um com sua mãe, outro com Hades e outro com os amigos na terra. Todos tem sua função e todos tem seu papel quando se trata de despertar a consciência para os mistérios divinos.

You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe