T O M I L H O & suas propriedades

3:15 PM




Tomilho Thymys vulgaris L.
Família Lamiaceae 

O Tomilho, planta largamente utilizada tanto na magia quanto na medicina, é uma erva originária do mediterrâneo, podendo ser também encontrada nos climas mais quentes da Europa, fator este que permitiu sua fácil adaptação ao clima brasileiro. Seu nome deriva do grego "thymus" que significa coragem, fumigar ou limpar, e entre os gregos, a erva era usada para encorajar os guerreiros que iriam para a batalha. O Tomilho era usado com essa mesma função, de preparar para a guerra, na Escócia e no Império Romano. Era também jogado no chão dos banquetes de casamento, pois era conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas, bem como para incensar os templos.
Já no Egito o Tomilho era usado para embalsamar as múmias e para conservar os alimentos por conta de suas propriedades antissépticas. 

Na Medicina Natural 
O Tomilho é um ótimo combatente de infecções e problemas respiratórios em geral. Do Tomilho é extraída uma propriedade chamada Timol, que é usada na medicina para tratar problemas nos dentes, além de ser um ótimo antioxidante e antibactericida. O Tomilho reina a cura do quinto chakra (da garganta). Inflamações de garganta, tosse, congestão nasal, problemas respiratórios como: rinite, bronquite, sinusite e afins podem ser curados com o Tomilho. Estudos também indicam que ele é associado a longevidade das células e neurônios. Indigestão, dor muscular, reumatismo, verrugas, asma também. Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar a depressão.

Fonte da imagem- http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/



Usos terapêuticos: anti-microbiano, carminativo, desinfetante, anti-séptico, antigripal, antidiarréico, desodorante, digestivo, diurético, sudorífico, desobstruinte nasal, antiespasmódico, retardante de senilidade, expectorante. Internamente combate: cólicas, infecções, gases, gripes, má digestão, mau hálito, exaustão, febres, catarro, tosses, diarréia, vermes, úlceras, excita as funções circulatórias e cerebrais, ajuda a eliminar toxinas do corpo. Externamente combate: feridas, cravos, espinhas, corrimento vaginal, sarna, queda de cabelo, dor reumática. Adicionando mel, é ótimo para garganta inflamada. O chá pode ser usado como enxaguante bucal. Chá de tomilho ajuda a mãe a expelir a placenta após o parto.
Usos domésticos: As abelhas gostam bastante de tomilho, cujo mel é bastante apreciado. Serve como mistura para potpourris aromatizantes de ambientes. Em sachês junto com a sálvia e o alecrim, perfuma as roupas e afasta os insetos. Junto com a arruda, citronela, manjericão e losna, o tomilho pode compor um bom desinfetante doméstico. Ramos de tomilho floridos ficam lindos em bouquets de flores secas e expelem um aroma vigoroso. Funciona como repelente. (Blog Magia se faz na cozinha!)
Contra-indicações-  Gestantes, lactantes, crianças com menos de seis anos de idade, pessoas com insuficiência cardíaca e entercolite. Deve ser utilizado com cautela com pessoas portadoras de: gastrite, úlcera, colite, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado. Para mulheres menstruadas, o Tomilho alivia as cólicas, mas não pode ser ingerido em excesso.

Na Magia 
O Tomilho é uma planta regida por Vênus, sendo assim a erva favorece e pode ser acrescentadas em feitiços e rituais das qualidades que reinam o planeta: amor, sensualidade, beleza, alegria, saúde, relacionamentos, paixão e artes. A erva é regida pelo elemento Ar, que favorece todas as questões ligadas ao estudo e ao intelecto. É uma das ervas druídicas sagradas, e uma das preferidas das fadas.
Promove bons sonhos quando colocado seu ramo no travesseiro (e utilizada como recheio de travesseiro também). Erva protetora, contra mal-olhado e inveja, afasta a negatividade dos outros. Ótima para limpeza, tanto física quanto de ambientes, refrescando e renovando a energia. Atrai prosperidade, saúde e clareza mental, trazendo eloquência na fala e coragem para enfrentar os desafios e tomar decisões importantes.Os lugares onde o Tomilho cresce naturalmente são centros de poder. 

Erva ritualística ao povo grego. Pode ser oferecida principalmente ás divindades deste panteão.


















You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe