Afrodite

8:10 AM



Afrodite, ou Aphrodite é a Deusa do amor, paixão, sexualidade,beleza e fertilidade cujo culto foi introduzido na Grécia, Turquia, Itália e por todo o mediterrâneo.
Na versão de Homero, a Deusa teria nascido de Zeus e Díone, uma ninfado mar, enquanto Hesíodo, contracena revelando que seu nascimento se deu a partir do momento em que Cronos, cortou os testículos de Urano, que ao caírem no mar, criaram uma espuma branca de onde surgiu a Deusa.

No período pré-helênico, Afrodite era considerada uma Deusa Mãe da Grécia, Deusa mãe primordial de muitas tradições.
De acordo com as lendas, no dia em que chegou ao Olimpo, despertou o encanto de todos os Deuses, e a inveja das Deusas por ser tão bela e perfeita.
Porém, Hera então, decidiu dá-la em casamento à Hefesto, o Deus ferreiro. Afrodite, aceitou, pois sabia que o Deus produzia as mais belíssimas jóias das quais Ela muito se interessava.
Porém depois de casada, Afrodite viu-se insatisfeita com a falta de afeto do marido que trabalhava impetuosamente e pelo calor e barulho sem fim provocados da forja.
Então apaixonou-se por Ares, Deus da guerra e tomou-o como amante. Até que então, Hefesto, desconfiado, jogou uma rede tão fina de cobre que chegava a ser transparente, por cima do leito onde os dois se enamoravam e disse a sua esposa que se ausentaria por alguns dias. Afrodite então, mal o viu virando a curva, tratou de chamar o amante. Logo que deitaram-se na cama, a rede baixou-se e prendeu os dois em seus fios.
Hefesto tratou de chamar o Sol e os outros Deuses a presenciarem o espetáculo. Afrodite, envergonhada fugiu para Sua ilha sagrada, em Chipre, onde alcançava o conforto entre Suas sacerdotisas.
Afrodite teve inúmeros epítetos, simbolizando as qualidades Da Deusa, tais como:
Urânia - Celestial
Pandemos - Aquela que ama a todos
Manquanita - A Criadora
Epistrofia - Aquela que faz o amor acontecer
Catascopia - A Observadora
Psitiristes - Aquela que sopra
Práxis - Do sexo
Melenes - Da escuridão da noite
Simaquia - Do amor
Apaturo - Enganosa 
Nínfia - A Noiva
Migontes - Da união matrimonial
Dorites - A Abundante
Hera - De Hera (do casamento)
Morfo - A Formosa
Ambológera - Aquela que tem a herança da Velha Era
Nicéforo - A Vitoriosa 
Areia - De Ares
Hoplismena - A Armada
Euploia - Aquela que proporciona boa viagem 
Pôntia - Do Mar
Limênia - Do Porto
Xênia - A Estrangeira (esse epíteto demonstra a identidade de Afrodite, sendo uma Deusa não grega, mas importada de outras culturas para a religião da Grécia)
Acraia - Dos Céus
Anadiômene - Erguida do Mar
Cepoes - Dos Jardins

Seus símbolos incluem motivos marinhos, conchas, peixes, corais, animais do mar, água, flores, jóias, vacas, cervos, cabras, o símbolo de vênus ( ♀ ) a lua, a chuva,ovelhas, pombas, abelhas, a romã, a maçã, juras e poemas de amor, canções, danças e toda manifestação de amor.

You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

Siga por Email

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe