Beltane- O festival do Fogo

1:50 PM


                Beltane ocorre no pico da primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no calor do Sol e o Inverno definitivamente desaparece. No hemisfério Sul, Beltane acontece dia 30 de outubro, no hemisfério norte, 30 de maio.



              O Sol aproxima-se de seu apogeu, que ocorre em Litha, as plantas e animais se acasalam. A vida floresce.
               A Deusa e o Deus estão em plena vitalidade e intenso amor um pelo outro.O Deus Sol agora já é crescido e a Deusa está no auge de sua feminilidade e beleza, assim como a Terra. Beltane, marca a união dos Deuses, que fertilizam a Terra com seu amor e generosidade.
               O Nome Beltane, vem do celta, refere-se ao Deus Bell e Tinne = Fogo. Sendo assim Beltane, o fogo de Bell. Neste dia, o fogo doméstico era apagado em toda a casa, então uma grande fogueira era feita com a lenha das nove árvores sagradas e era acesa por druidas, ao nascer da Lua, as comemorações tinha seu início.
             Nos povos pagãos, era costuma pular a fogueira de Beltane, deixando todas as coisas ruins se diluírem no fogo, para ultrapassar uma nova etapa da vida. O gado passava pelo meio de duas fogueiras com o mesmo propósito, retirar doenças, abençoar a vida do animal. Cada família devia levar as brasas desse fogo para sua casa, isso simbolizava que o fogo de Beltane, a fertilidade, e a renovação da vida estariam sempre ali..
             Beltane era celebrado com uma grande festa pública, o mastro de maio era erguido na praça, da qual pessoas dançavam entrelaçando suas fitas, e pedindo bençãos aos Deuses.Tanto esse costume,( Mastro de Maio) quanto o ato pagão de pular a fogueira, foram copiados pelo cristianismo e utilizados na festa de São João, Festa Junina.
             Outro belíssimo antigo costume dessa data é o Bringing in the May. Jovens de vilas e cidades iam até florestas a meia-noite de Beltane para colher flores. Quando retornavam para sua vila, paravam em cada casa e presenteavam os moradores com as flores, estes retribuíam-nos com as melhores comidas e bebidas da casa. Isso representava a bondade da Terra nessa época do ano, além de atrair sorte aos moradores.
            Na Europa Antiga, Beltane era celebrado por pessoas que se uniam sexualmente entre os bosques e plantações. As crianças concebidas dessas uniões, eram consideradas abençoadas pois eram filhos da Deusa e do Deus.

Essas tradições são mantidas até hoje por muitos pagãos por exemplo no Beltane Fire Festival, ou no Festival de Beltane em Glastonbury





Feliz Beltane!



You Might Also Like

0 comentários

Olá, seja bem vindo ao Bosque dos Deuses.
Se gostou do post, deseja abrir uma observação ou criticar algo, comente abaixo. Vamos adorar ler a sua opinião.

Siga por Email

A Lua de hoje

CURRENT MOON

Subscribe